Como Contratar uma Consultoria de SEO

seo

O Google concentra a grande maioria das buscas efetuadas na web e para começar a trabalhar aspectos relacionados às buscas, é essencial priorizar os seus esforços de SEO neste mecanismo.

Antes de contratar uma consultoria de SEO é importante que você tenha o mínimo de conhecimento relacionado a aspectos gerais sobre Marketing Digital para saber como mensurar os resultados que serão obtidos com o serviço.

Você pode conferir o nosso guia prático de SEO para inciantes se você ainda não tem conhecimento suficiente sobre o assunto.

Considere verificar alguns fatores relacionados ao seu website antes de contratar um Consultor de SEO:

  • Seleção de palavras chave – escolha as que são relevantes para seu nicho de mercado, mas que não sejam difíceis de obter uma boa classificação. Tente trabalhar com frases chaves  na “cauda longa”, que são mais específicas e são menos competitivas. Considere diferentes possibilidades de pesquisa por palavras chave e depois vá focando em variações das que estão gerando os melhores resultados.
  • Conteúdo –  crie conteúdo de valor, que seja pertinente, e construa sua autoridade no assunto. Seu site deve atrair visitantes que estejam procurando resolver problemas dos quais você possui a solução. Eduque seus visitantes e seja uma referência que eles procuram para obter as respostas certas. Use um blog como ferramenta de disponibilização de conteúdo e construção de relacionamento.
  • Informações – forneça informações, acesso a ferramentas, demonstrações, testes grátis, etc. Isso propicia ao seu site a obtenção de inbound links que irão melhorar sua classificação junto aos mecanismos de busca.
  • Redes Sociais – foque no Twitter, Instagram, Facebook e Youtube. Lembre-se de atuar com naturalidade e ajudar a comunidade, sem forçar a venda de produtos ou serviços.
  • Criar uma Ação – disponibilize informações de valor em troca do cadastro dos interessados para poder continuar a nutri-los até convertê-los em clientes do seu negócio.
  • Landing Pages – Prepare páginas específicas para recepcionar  com eficiência o tráfego gerado pelos seus esforços de marketing. Trabalhe num título que gere curiosidade, e disponibilize conteúdo de interesse a ser fornecido em troca do cadastro do visitante.
  • Nutrição de leads – faça acompanhamento dos contatos cadastrados, enviando emails automáticos de agradecimento e com conteúdos que nutram o visitante, educando-o e amadurecendo seu processo de decisão de compra. Gere oportunidades para manter o contato e fazer com que seu prospect avance no funil de vendas. Utilize links internos em seu site, ligando um conteúdo a outro através de palavras chave.
  • Rastreie os resultados – selecione uma estratégia de geração e conversão de leads que você considere eficiente em seu nicho de mercado. Para avaliar se suas palavras chaves e esforços de atração estão funcionando, é preciso adotar uma ferramenta de rastreamento.
  • Paciência e persistência – Não seja imediatista para evitar frustrações. O marketing de engajamento é uma estratégia de longo prazo que premia quem é paciente e persistente.

como contratar consultoria de seo

Contratando uma Consultoria de SEO

Abaixo, seguem alguns pontos importantes, a serem pensados e questionados a potenciais prestadores de serviços de SEO, que você esteja considerando contratar:

# 1: Determine seus objetivos para contratar uma consultoria de SEO.

O que você espera conseguir? Está procurando melhorar seu ranking para palavras chaves na cauda longa? Quer melhorar seu ranking para palavras chave específicas? Se você não for específico e realista em seus objetivos, vai ser difícil determinar se você vai obter algum tipo de resultado. Você até poderá concluir que não precisa de uma consultoria de SEO para atingir seus objetivos.

# 2: Eduque-se um pouco a respeito de SEO.

Algum conhecimento básico  é necessário para avaliar e administrar um serviço terceirizado de SEO. Leia alguns artigos, assista a vídeos relacionados, ou até mesmo faça um curso de SEO.

# 3: Compare as métricas de antes e depois, de trabalhos que o prestador de serviço desenvolveu.

O que conseguiram para seus clientes em relação a melhora no ranking de palavras chave, inbound links e tráfego orgânico? Quanto tempo levou para isso?

# 4: Audite o site do prestador de serviços.

O site deles está bem otimizado? Teste o site deles no Pagespeed e em ferramentas de auditoria de SEO.

# 5: Peça para exemplificar algum caso de sucesso.

Confira os resultados deles  em relação ao aumento de tráfego.

# 6: Perguntas para fechar o contrato.

Há quanto tempo estão no mercado? Com que frequência serão apresentados resultados? Qual tipo de perfil de cliente eles preferem? (B2C, B2B, nicho, indústria, tamanho, etc). Como será feita a comunicação ou reuniões durante os trabalhos?
Lembre-se de que os resultados em SEO não aparecem da noite para o dia. Como será medido o seu ROI?
Eles sabem o que é preciso para gerar conversões? Sabem a diferença entre tráfego e tráfego qualificado?
Eles farão mudanças nos códigos das páginas ou só irão revisar as meta tags?
O trabalho inclui otimização do conteúdo de texto, incluindo palavras chave relevantes nos textos visíveis? Inclui a adição e o redesenho de páginas? A navegação será analisada para torná-la mais amigável aos mecanismos de busca?

# 7: Relatórios

Como os resultados serão reportados? Quais métricas serão rastreadas? (ranking de palavras chave, inbound links, tráfego orgânico). Será feita uma análise de meus concorrentes, para entender o que faz os melhores se classificarem bem junto aos mecanismos de busca? Peça uma análise e uma comparação detalhada dos inbound links de sua empresa em relação aos seus concorrentes, e dos passos que eles pretendem adotar para aumentá-los.

# 8: O que está incluso no preço? Quais outros serviços a empresa oferece?

A consultoria deve descrever o que vai ser entregue e os valores respectivos.

Como administrar a Consultoria de SEO.

1- Forneça informações existentes sobre seu site – Abra os dados existentes.
2- Monitore os progressos – através do ítem 7 (relatórios).
3- Monitore você mesmo as métricas mais importantes.
4- Meça os resultados do tráfego orgânico – rastreie as palavras chaves.

Um ponto muito importante, que depende de você, é a otimização de conteúdo pertinente para o seu nicho, que vai fazer com que seus leads convertam e se tornem clientes. Muito cuidado com empresas que dizem garantir o ranking de palavras chave entre as x primeiras posições.

Deixar um Comentário