A Importância do Uso da Cauda Longa no SEO

seo

Com o ritmo de inovação atual, as técnicas básicas de otimização junto aos mecanismos de busca já não são mais suficientes para gerar tráfego e leads para um website como eram antigamente.

Nos últimos anos, o público da internet, se tornou mais educado, e a taxa de adoção das técnicas básicas de SEO pelas PME’s aumentou, representando um reconhecimento do poder do SEO como uma mídia de marketing.

Já há algum tempo, com a maturação da adoção das técnicas básicas e o advento das mídias sociais, alavancando os benefícios do SEO, nenhum site irá conseguir uma boa classificação somente com a otimização de alguns títulos de tags, e, a obtenção de poucos links.

Os sites que disponibilizam métricas como o Ahrefs e o MOZ hoje em dia espelham um fator de confiança de um site, mas já não representam um fator realmente indispensável de SEO.

Quais Métricas são Importantes para o SEO de seu Site

Existem métricas mais importantes que representam resultados mensuráveis, tais como volume de tráfego orgânico, taxa de conversão, leads e vendas geradas, entre outros.

Devido a grande segmentação e ao efeito da “cauda longa”, outros fatores precisam ser considerados.

As inovações que apareceram nos mecanismos de busca, permitem tornar a experiência de busca mais pessoal. A inclusão das mídias sociais nas buscas / pesquisas, provocou um grande impacto, produzindo resultados mais relevantes.

Conforme as marcas vão adotando e integrando as mídias sociais em seus planos de otimização junto aos mecanismos de busca, os consumidores terão uma quantidade maior de dados a respeito das marcas que estão pesquisando, obtendo mais elementos para uma tomada de decisão de compra.

Hoje é possível acessar avaliação de produtos, opiniões de clientes sobre os serviços, vídeos. O consumidor aumenta o seu poder de escolha com mais informação, permitindo que tome uma decisão de compra mais embasada. Isso força as marcas a adotar uma postura mais transparente e centrada nos clientes.

Qualquer tipo de esforço para otimizar um website objetiva comunicar alguma coisa. Seja a comunicação de um produto ou serviço, o objetivo final é ganhar visibilidade e mostrar para a audiência que você tem algo para oferecer.

Se suas meta tags e descrições não forem bem elaboradas, seu website não comunicará adequadamente o que precisa ser comunicado e não atrairá leads.

Afinal, o que é a Otimização?

Otimização significa aumentar a eficiência de todos os esforços online para ser notado pelo seu público-alvo. SEO e SEM significam muito mais do que conseguir uma posição favorável para uma palavra chave no ranking dos mecanismos de busca. O objetivo de um negócio é comunicar e vender, e não se posicionar no ranking dos mecanismos de busca.

  • Comunicação online da Marca– permite ao seu público alvo procurar fazer negócios com sua empresa, e é muito mais do que estar bem posicionado no ranking de uma palavra chave.
  • Serviços e Produtos– Comunicar adequadamente um serviço ou produto é muito importante.Se a comunicação não for clara e o conteúdo não tiver qualidade e engajar seus prospects, eles irão procurar seus concorrentes.

A comunicação adequada é o ingrediente essencial na construção de um negócio/marca.

Como Utilizar as Palavras Chave no Site

Saiba por quê é importante pesquisar quais são as melhores frases chaves para seu nicho de mercado.

Pesquisas indicam uma tendência dos usuários de internet no uso de um número maior de palavras em suas pesquisas junto aos mecanismos de buscas.

Atualmente o número de usuários que utilizam mais de quatro palavras, chegando até oito palavras, cresceu 3%, enquanto que as pesquisas que utilizam menos de quatro palavras têm decrescido a uma taxa de 1% ao mês.

Por que Usar Palavras Chave de Cauda Longa

 

cauda longa seo

  • Muitas vezes as frases chaves são mais produtivas do que conseguir uma ótima classificação nos mecanismos de busca numa única palavra chave.
  • As empresas que conseguiram se classificar nos primeiros lugares por uma palavra chave, investiram muitos recursos ( tempo e dinheiro) para chegar lá e vai ser muito difícil desbancá-las.
  • O tráfego gerado por estas palavras pode ser grande, mas nem sempre são de prospects focados ou devidamente qualificados.
  • Obter uma boa classificação por uma frase chave (long tail) pode ser mais fácil e gerar um tráfego mais bem qualificado, e portanto mais produtivo em links patrocinados (PPC- Pay per click), desde que a landing page seja bem planejada.
  • A tendência de uso de frases chave se deve aos resultados gerados, mais pertinentes para os usuários.

Conclusão

Os dias das otimizações simples já não existem mais. Hoje em dia é preciso adotar uma estratégia de otimização que inclua: palavras chave e pesquisa competitiva, geração de conteúdo otimizado, otimização do código fonte, otimização da estrutura do site, link building e integração com as mídias sociais.

As empresas precisam ser proativas, criando conteúdo relevante para seu público alvo, de forma constante. Só assim conseguirão atrair leads mais qualificados e com potencial maior de conversão.

Integre diferentes mídias sociais que estejam alinhadas com seu público-alvo e com isso você começará a ter muito mais resultado com o seu site.

Deixar um Comentário