Redes Sociais

As Redes Sociais possuem um incrível potencial para aumentar o valor das indicações e valorização da marca. Hoje, qualquer empresa que atua com a divulgação de seus produtos e serviços na internet deve necessariamente manter a sua presença nas redes sociais.

As redes sociais representam uma oportunidade para as empresas criarem um vínculo de fidelização com o seu público.

As Redes Sociais para B2B

A rede social já não é um recurso novo como forma de divulgação de uma empresa. Como qualquer tecnologia, não são todos os empreendedores que descobriram como usar as Redes Sociais de forma eficaz, e isso se aplica a Vendas e Marketing B2B. A mídia social é fundamentalmente baseada em interações sociais, assim como muitos ambientes de vendas B2B. Então, eles estão destinados a se cruzar.

Redes Sociais potencializam as referências/avaliações

Está implícito que na maioria das nossas interações nas Redes Sociais, existe o endosso de opiniões a favor ou contra. Quando você gosta de uma página, você indica para seus contatos. Quando você comenta sobre um post, você endossa o seu direito de atenção. Quando você tweeta algo, você endossa a sua existência.

Mídia Social é relacionamento num formato legível

A Mídia Social pode ser definida como uma tecnologia que torna legíveis nossos endossos/testemunhos. Dez anos atrás, um vendedor podia gastar dez minutos para ver como conseguir construir o rapport com um prospect. O que vocês tem em comum? Vocês compartilham interesses em comum? Estes apoios sociais ficavam escondidos entre os troféus e fotografias de um prospect em seu escritório.

Hoje, em uma rápida pesquisa online é possível descobrir as cinco coisas que você tem em comum com um prospect antes de entrar na sala para uma reunião. Isso pode ser conveniente, mas também destrói a descoberta por coincidência de rapport. Em outras palavras, aumenta o rapport geral, mas conforme nossa tolerância para aumentos de rapport aumenta, a quantidade de entrosamento necessário para estar acima da média também é maior.

A Ilegibilidade da Mídia Social

Esta corrida armamentista de rapport cria uma estagnação no segmento B2B nas Redes Sociais. Mas o rapport quer ser legível. As referências são o grande trunfo no relacionamento: nenhuma quantidade de likes no Facebook em comum vai bater uma referência pessoal. Uma referência não pode ser falsificada.

Hoje, as referências / endossos on-line são elementares e ilegíveis. Se eu twittar um post no blog da empresa, pode significar cinco coisas:

  1. Eu gosto do produto da empresa;
  2. Eu gosto do blog;
  3. Eu gostei do blog e queria compartilhar algo no Twitter;
  4. Eu gostei do tweet, não li o post no blog, e impulsivamente “retuitei”;
  5. O software pegou uma palavra-chave e “retuitou” para mim.

No Linkedin a situação pode ser ainda pior. Suponha que eu faça uma recomendação do Joãozinho no Linkedin. Podem existir pelo menos cinco razões:

  1. Ele revolucionou a forma como eu vejo o meu negócio e devo a ele tudo o que consegui;
  2. Ele deixou a empresa, estava mal e eu me senti na obrigação de ajudar;
  3. Ele pediu uma recomendação e eu me senti obrigado a dar;
  4. Ele me fez uma recomendação e eu me senti obrigado a retribuir;
  5. Eu recomendo qualquer um que preencha os critérios mínimos, ou seja, são subjetivos.

Em qualquer um desses cenários você confiaria numa recomendação? Pior, sabendo que o Joãozinho pode remover o meu aval, você está vendo apenas endossos positivos. A quantas pessoas ele solicitou referências para obter uma? Na falta desta informação, você não pode agir com base nesses endossos, sem me contactar para pedir mais informações.

Como Redes Sociais podem se tornar legíveis?

Até agora vimos que  a mídia social carece de legibilidade. Como isso pode ser corrigido? Existem três alterações que poderiam ser adotadas socialmente: viés neutro, visibilidade total e Autoridade Social.

  • Viés neutro

Quando foi a última vez que você deu um aval negativo no Linkedin? Você já tentou derrubar um post no Facebook? A maioria dos nossos tokens sociais têm um viés positivo, criando um efeito 5 estrelas para todo mundo. Isso não vai durar: considere os seguintes sites que podem fornecer um meio de dar feedback negativo: Página de Atendimento ao Cliente no site; ou seja, “este artigo/resposta foi útil?”; Quora; Reddit; Focus; Yelp; Youtube.

O feedback negativo fornece um desabafo para a nossa insatisfação e permite que o alvo tome medidas para corrigir os problemas. Empresas como Facebook incentivam uma soma positiva de endossos, porque isso traz mais marcas para a sua rede, mas o feedback negativo futuramente ainda vai encontrar o seu caminho lá, porque eles querem engajamento.

  • Visibilidade total

Quantos vídeos você assistiu nos últimos seis meses? Quantos artigos você leu? Quantos deles você já aprovou no Twitter ou LinkedIn?

Este é um grande problema para as Redes Sociais: menos de cinco por cento de seu público vai fornecer um token social. Hoje, isso cria um jogo onde as marcas subornam o público a gostar de páginas. Os vencedores são os que obtém mais indicações.

O que acontece quando esta informação é visível para os seus hábitos de leitura B2B? O jogo social, deixará de favorecer quem for mais barulhento. Em vez disso, ele vai favorecer os verdadeiros especialistas, os consumidores de informação em massa que não promovem a si mesmos, mas podem ser alcançados com perguntas específicas.
Imagine que você esteja pensando em comprar um software. Você preferiria saber de uma pessoa em sua rede que gostou do site do software ou de três outras que leram um artigo técnico do site?

  • Autoridade Social

Aumentar a autoridade de sua marca através do engajamento e de verdadeiros fãs de seus produtos pode ser um grande trunfo para o seu negócio e diferenciá-lo daqueles que apenas buscam fazer algum barulho e aumentar a quantidade de likes e seguidores.

Como melhorar suas Redes Sociais

Como Melhorar suas Redes Sociais

1- Frequência de publicação de post em blogs.
Perfis que postam diariamente geram entre quatro a cinco vezes mais tráfego e leads do que aqueles que postam semanalmente ou menos. Dizem que a vida útil média de um post é de 72 horas, no caso de assuntos do tipo notícia/acontecimento. Postar várias vezes ao dia gera 15% a mais de audiência do que um post diário. Claro que é preciso avaliar o apetite de sua audiência por tipo de conteúdo, antes de começar a postar múltiplas mensagens diárias.

2- Uma biblioteca de posts relevantes no perfil de sua empresa gera tráfego.
Perfis com mais de 100 posts geram três vezes mais tráfego do que perfis com até 20 posts, e os de mais de 200 posts geram 4,5 vêzes mais tráfego.O seu negócio vai se beneficiar se a sua página acumular ao menos uns 55 posts.

3- Quanto mais seguidores no Twitter, maior será o número de leads.
Negócios com mais de 1.000 seguidores geram seis vezes mais tráfego e cinco vezes mais leads dos que os que possuem até 25 seguidores.

4- Quanto maior a base de fãs no Facebook, melhor é o resultado.
Negócios com uma base de fãs entre 500 a 1.000 possuem 3,5 mais tráfego e cinco vezes mais leads do que aqueles com base de fãs entre 1 a 25. Negócios com uma base de fãs maior do que 1.000, geram 12 vezes mais leads.

Como escolher ferramentas de Monitoramento de Redes Sociais

Ferramentas para Redes Sociais

A cada dia surgem novas ferramentas, e hoje você pode encontrar aos milhares.

Esta proliferação de ferramentas nos traz um novo problema: Como escolher a mais apropriada às nossas necessidades, e que caiba no bolso?

Área de Cobertura – A maioria cobre as redes sociais mais importantes, sites de bookmarking e de compartilhamento de conteúdo, bem como os blogs mais populares. Os mais desenvolvidos monitoram mensagens em forums e message boards, o que é importante para empresas que trabalham em nichos específicos de mercado.

Frequência dos Alertas – Considerando que as informações se espalham rapidamente pelas mídias sociais, o tempo de resposta é uma questão importante. A ferramenta de monitoração deve disparar alertas praticamente em tempo real.

Suporte e Treinamento – Quanto mais sofisticada a ferrramenta, maior é a importância do treinamento e suporte. Informe-se do que é oferecido e quais são os termos de contrato.

Métricas e Relatórios – Dois elementos críticos nos relatórios de qualquer tipo de empresa são: 1- a habilidade em demonstrar o processo de mudança ao longo do tempo, e 2- métricas analíticas que permitam determinar se uma determinada atividade deve ser modificada ou eliminada.

Valor– o valor gerado pela ferramenta. Como as informações são utilizadas para gerar valor?

Fluxo de Trabalho – A ferramenta deve ser capaz de tratar os diferentes comentários de prospects e clientes, e classifica-los por categorias, e encaminhados para serem tratados pelos departamentos competentes. (marketing, suporte, financeiro,  etc)

Cobertura Geográfica – Empresas com negócios globais precisam de ferramentas que rastreiem em diversas regiões e em diferentes idiomas.

Integração – Considere como é o processo de integração com plataformas de CRM ou de Automação de Marketing.

Estes critérios, dependendo do nível de complexidade dos esforços via mídias sociais de sua empresa, fornecerão parâmetros para fazer a escolha da ferramenta mais adequada entre as possibilidades existentes no mercado.

Conclusão

Conforme sua marca for crescendo dentro das redes sociais, haverá um amadurecendo junto com o seu negócio, você receberá um viés positivo, aumentará o volume de endossos, e fornecerá o contexto para o valor de cada endosso.

Informação negativa é agora tão poderosa quanto a positiva. As empresas precisam adotar uma postura  ativa, interativa e reativa junto aos seus consumidores.