Meta Smart – O que Significa e como começar

Metas Smart

Se você chegou até aqui procurando uma forma de executar a meta smart, parabéns! É sinal de que você se preocupa com o seu desenvolvimento pessoal ou de sua empresa.

Você provavelmente está aqui porque quer de alcançar o sucesso. Ou você é como eu, você falhou um monte de vezes tentando acertar o gol. Talvez seus sonhos de negócios tenham fracassado e você simplesmente não saiba como reverter isso.

Não importa qual seja o motivo, você está procurando um método que o ajude a sair de sua zona de conforto e alcançar os seus objetivos.

Bem, isso é o que a Meta Smart significa para a mudança de vida, ajuda a levá-lo do ponto em que você está agora para onde você precisa ou deseja ir.

Todas as vezes que buscamos algo, significa que estamos dispostos a melhorar de alguma forma e não se trata apenas de algo relacionado a coaching, mas de objetivos claros de melhoria e aprendizado como seres humanos. Algo que nos faz sentir vivos e ter mais prazer ainda em viver!

Eu acredito muito em metas SMART. Obviamente! É uma estrutura para buscar o que você quer obter e ajuda em uma reflexão clara de seus objetos. Defina uma meta e, em seguida, use o método SMART para estruturar a meta e causar impacto em sua vida!

Compreender o porquê, em qualquer coisa que você fizer, é essencial para construir o ímpeto em direção à realização de seus objetivos. Imagine quando você define uma meta para o crescimento de seu negócio ou para uma etapa de transformação em sua vida. Pegue esse motivo e vá mais fundo para encontrar as razões motivadoras para a realização.

Vamos lá!

Quando você vê uma pessoa bem-sucedida feliz, provavelmente pensa que ela está feliz porque é bem-sucedida. Nove em cada dez vezes eles estavam felizes antes de terem sucesso.

O que estou querendo dizer é que:

  • O sucesso não garante felicidade.
  • É mais fácil ter sucesso se você for uma pessoa feliz.

Então, se não tenho felicidade garantida quando sou um sucesso, por que me preocupar? Boa pergunta. Se você está planejando ser feliz algum dia, num futuro distante, quando a grama estiver mais verde e o sol brilhar um pouco mais do que agora, você está fazendo tudo errado.

A felicidade não está no destino, mas na jornada!

E se você trabalhou duro durante anos para atingir uma meta e, depois de alcançá-la, ainda não se sente feliz? Passar anos lutando por algo que pode não te fazer feliz é simplesmente loucura. Qual é a alternativa?

Seja feliz primeiro, depois trabalhe em direção a um objetivo.

Se depois de atingir seu objetivo você decidir que não é para você, isso não afetará sua felicidade e bem-estar, porque eles não dependem de alcançar o seu objetivo.

Meta Smart

 

Como posso me beneficiar das metas?

Simples, você consegue atingir seus objetivos!

Em um curso de MBA em Harvard em 1979, 3% da classe escreveu seus objetivos. Aqui está a parte mais fascinante, dos 3%, 97% dessas pessoas ganhavam, em média, mais de 10 vezes a renda das que não anotaram suas metas. Meio louco isso, não é mesmo? Mas é verdade. Você se beneficia das metas apenas anotando-as.

Em seguida, são os hábitos que o levarão ao próximo nível. É a motivação que o faz continuar, a sensação de missão cumprida ao final de cada dia.

Você se beneficia ao estabelecer metas porque é mais fácil alcançá-las  quando você sabe exatamente o que quer e estipula prazos definidos para isso.

Caso contrário você estará vivendo dentro daquela conhecida música do Zeca Pagodinho onde ele diz “deixa a vida me levar, vida leva eu”.

Sem saber aonde você quer chegar, como você conseguirá sair de onde você está?

O que é uma meta SMART?

As metas smart estão relacionadas a todos os aspectos dos negócios e da vida e oferecem um senso objetivo de direção e motivação com um foco bem definido através do nível de importância.

Ao estabelecer metas claras e possíveis para si mesmo, você saberá exatamente qual o seu alvo e os prazos determinados. Uma META SMART é utilizada de forma que você se oriente através do estabelecimento de metas de forma eficaz e inteligente.

SMART é uma sigla em inglês e quando tratamos dessa sigla como metodologia, tem como significado S (Specific)ESPECÍFICO, M (Measurable)MENSURÁVEL, A(A ttainable) ATINGÍVEL, R (Realistic)RELEVANTE, e T (Timely)TEMPORAL.

Portanto, para determinar uma meta SMART é necessário ter todos esses critérios como objetivo de seus esforços e assim, aumentar as chances de você atingir a sua meta.

 As metas SMART devem ser:

  • S PECIFIC (ESPECÍFICO): bem definida, clara e inequívoca;
  • M EASURRABLE (MENSURÁVEL): Com critérios específicos que medem o seu progresso;
  • A TTAINABLE(ATINGÍVEL): atingível e não impossível de alcançar;
  • R EALISTIC(RELEVANTE): Ao alcance, realista e relevante para o seu propósito de vida;
  • T IMELY(TEMPORAL): Com um cronograma bem definido, incluindo uma data de início e uma data final com o objetivo de criar urgência.

Agora vamos falar um pouco mais sobre essa metodologia:

Objetivo SMART – Específico

As Metas específicas têm uma chance muito maior de serem cumpridas. Para tornar um objetivo específico, as cinco perguntas precisam ser consideradas:

  • Quem: Quem está envolvido neste objetivo?
  • O que: O que eu quero realizar?
  • Como: Como esse objetivo deve ser alcançado?
  • Quando: Quando desejo atingir essa meta?
  • Por quê: Por que desejo atingir essa meta?

EXEMPLO

Uma meta geral e fácil de entender seria “Quero emagrecer”.

Um objetivo mais específico seria “Quero entrar na academia mais próxima à minha casa e me exercitar três dias por semana para me tornar mais saudável”.

Objetivo SMART – Mensurável

Uma meta SMART deve definir critérios para medir o progresso. Se não houver critérios, você não será capaz de determinar seu progresso e se esse é realmente o caminho certo para atingir sua meta. Para tornar uma meta mensurável, faça as seguintes perguntas:

  • Quantas  vezes?
  • Quando?
  • Como posso saber se alcancei meu objetivo?
  • Qual é o meu indicador de progresso?

EXEMPLO

Entrarei na academia próxima à minha casa para me exercitar durante 1 hora, três dias por semana para ser mais saudável e emagrecer.

O meu objetivo a ser alcançado é de perder 1 quilo por semana de forma saudável.

#DICA: Marque um dia da semana para avaliar como está sendo o seu progresso. Faça isso religiosamente para acompanhar quantos quilos você perdeu.

Objetivo SMART – Alcançável

Uma meta SMART deve ser alcançável e atingível. Isso permitirá que você descubra maneiras de realizar esse objetivo e trabalhar para alcançá-lo. O alcance da meta deve ser ampliado sempre que possível para que você se sinta desafiado, mas sempre definindo com cautela para que você realmente possa alcançá-lo. Uma dica é sempre se perguntar:

  • Tenho os recursos e capacidades para atingir a meta? Se não, o que estou perdendo?
  • Outros já fizeram isso com sucesso antes?
  • Essa tarefa depende apenas de mim, ou preciso contar com a sorte e diversos fatores externos incontroláveis?

EXEMPLO

Se você disser: “Quero ficar rico amanhã! “Covenhamos que isso só vai funcionar se você for muito sortudo e ganhar na mega sena, mas até isso vai depender de você sair e fazer um jogo na lotérica com uma probabilidade bem pequena ganho. Veja bem, não estou dizendo para você não fazer sua “fezinha”, mas isso não deve ser considerada uma meta SMART.

Agora, se você disser: “Quero ganhar o dobro do que eu ganho hoje em até doze meses para dar uma vida melhor para os meus filhos.” Percebe como você pode definir algo mais factível e que depende muito mais de você do que de fatores externos. Esse é um exemplo de meta smart com um objetivo claro e com um motivo específico a ser alcançado. Não estou dizendo que é um exemplo fácil e simples, mas você pode executá-lo, não tenho a menor dúvida disso!

Uma meta SMART deve ser alcançável e atingível. Isso permitirá que você descubra maneiras de realizá-la.

Objetivo SMART – Realista

Uma meta SMART deve ser real, de modo que possa ser alcançada de forma realista, dados os recursos e o tempo disponíveis. Uma meta SMART é provavelmente realista se você acredita que pode ser alcançada. Pergunte a si mesmo:

  • A meta é realista e acessível?
  • A meta é alcançável, considerando o tempo e os recursos?
  • Você é capaz de se comprometer em alcançar a meta?

EXEMPLO

“Quero me tornar um atleta maratonista na próxima semana. Já estamos no final do ano e quero correr a São Silvestre.”

Bom, não sei como funcionam as inscrições, mas imagino que você esteja fora do prazo.

Agora, se você pretende se tornar um maratonista e correr a São Silvestre no próximo ano, uma boa alternativa seria:

“Vou começar uma caminhada de 1 hora de segunda a sexta durante o mês de janeiro. Depois começarei a correr meia hora por dia em fevereiro. Aumentarei gradativamente o tempo de corrida de acordo com a resposta do meu corpo ao meu treinamento. Verificarei qual o prazo para as inscrições do próximo ano da São Silvestre e realizarei a inscrição até o prazo estipulado. Então, estarei preparado para correr esta maratona no próximo ano.”

Objetivo SMART – Temporal

Uma meta SMART deve ser limitada no tempo em que tenha uma data de início e fim. Se a meta não for limitada pelo tempo, não haverá senso de urgência e, portanto, menos motivação para atingir tal meta. Pergunte a si mesmo:

  • Minha meta tem um prazo?
  • Quando você deseja atingir seu objetivo?

EXEMPLO

Na próxima segunda vou entrar na academia de musculação mais próxima à minha casa. Farei isso para emagrecer e me tornar mais saudável, vou malhar três dias por semana durante uma hora. Todas as semanas, terei como objetivo perder um quilo de gordura corporal. No final de 30 dias, terei alcançado meu objetivo se perder quatro quilos de gordura.

A importância do estabelecimento de metas

Freqüentemente, pessoas ou empresas irão se preparar para o fracasso, definindo metas gerais e irrealistas, como “Vou ser o melhor em tal coisa.” Esse é um objetivo vago e não possui nenhum senso de direção.

As metas SMART permitem que você vá em direção ao sucesso, tornando as metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. O método SMART ajuda a impulsionar você como uma pessoa melhor e mais forte, oferece um senso crítico de direção e permite que você organize e alcance seus objetivos com etapas claras e bem definidas.

10 Dicas de Como Utilizar as Metas SMART:

  • 1 – Estabeleça metas inteligentes – Isso sempre será algo pelo qual você precisa começar, porque se você não definir metas inteligentes, provavelmente não estará definindo metas que serão benéficas para você no longo prazo.
  • 2 – Vá longe, até o futuro, digamos 10 anos – Olhe para onde você quer estar e retroceda para o presente agora. Isso poderá ajudá-lo a saber exatamente o que é primordial a longo prazo. Quanto mais nos aproximamos dos dias atuais, mais específicos são os nossos objetivos, sabemos o que queremos alcançar no próximo mês, 3 meses, ou no próximo ano. Essa é uma maneira muito útil para organizar e priorizaras suas metas.
  • 3 – Use a sua experiência – Quanto mais tempo estivermos no negócio, melhor estaremos no estabelecimento de metas. Com o tempo, ficamos muito melhores em saber do que somos capazes com a quantidade de trabalho, quais são os prazos realistas para as metas e o que precisa ser alcançado primeiro.
  • 4 – Tenha ambição – As metas podem ser alcançadas com o tempo e com a quantidade certa de trabalho. Seja ambicioso para impulsionar os seus sonhos. Metas só falham se você desistir delas. Se você acredita em seus objetivos e sabe 100% que quer alcançá-los, não dê desculpas e não desista.
  • 5- Organização é a chave – Seja organizado, porque senão vai demorar muito mais. Você precisa de algum tipo de sistema de gerenciamento de tarefas para mantê-lo no caminho certo. Organize o que precisa fazer todas as semanas, divida a semana em dias e separe os dias em horas para planejar o seu tempo.
  • 6- Reavalie constantemente – As metas podem mudar quanto mais você aprende e se desenvolve, então algumas metas podem nunca ser cumpridas, mas isso não é um fracasso – é apenas desenvolvimento. No entanto, você precisa reavaliar periodicamente seus objetivos para ter certeza de que ainda está se esforçando para fazer a coisa certa.
  • 7- Exercite-se no momento do dia em que você é mais produtivo e tenha suas tarefas mais importantes agendadas para esse horário.
  • 8- Sempre à vista – Coloque as suas metas em um local visível para lembrá-lo e mantê-lo no caminho certo quando as coisas estiverem difíceis.
  • 9- Responda sempre à essa pergunta: O que eu quero? Essas quatro palavras são as palavras mais importantes para atingir os seus objetivos. Descobrir o que você quer exatamente é o primeiro passo em direção ao sucesso.
  • 10- Volte ao início – Depois de descobrir seus objetivos, você precisa estabelecer marcos e prazos. Estabeleça a data em que a meta deve ser cumprida e, em seguida, descubra as datas dos marcos que devem ser cumpridos ao longo do caminho. Pense nisso como uma escada com o degrau superior sendo a data de conclusão final e cada degrau abaixo dela como as datas dos marcos. Pergunte, por exemplo, o que preciso fazer daqui um ano? 6 meses a partir de agora? 3 meses a partir de agora? 1 mês a partir de agora? 1 semana a partir de agora? 1 dia a partir de agora? O que eu preciso fazer AGORA?

Meta Smart Pessoal

É definitivamente improvável que você consiga atingir seus objetivos pessoais sem planejamento e foco. Pode ser aprender inglês, se dedicar mais à família ou perder peso, como citamos anteriormente.

Fato é que as metas smart pessoais são um grande trunfo para o início da realização de seus sonhos.

As coisas precisam fazer sentido, sempre!

Exemplo de Meta Smart Pessoal

Vamos supor que você tem trabalhado bastante e não tem dado a atenção que gostaria para a sua filha(o). A partir dessa definição, pense exatamente em como você pode modificar essa situação com as metas smart.

Quero dedicar 1 hora por dia para brincar e ensinar coisas novas para minha filha(o) de segunda à sexta até que ela(e) complete 3 anos de idade. Farei isso todos os dias das 19:00hs às 20:00hs religiosamente.

Repare que você deve definir tudo de forma clara e separar esse tempo religiosamente para dar a atenção que você definiu previamente para educar e brincar com sua filha ou filho.

Você pode por exemplo criar uma agenda de atividades com brincadeiras e coisas que você deseja ensinar todos os dias.

Meta Smart para Negócios

Essa metodologia funciona especialmente bem para pessoas que têm metas de negócios. Como proprietário de uma empresa, líder empresarial, empresário ou a próxima história de sucesso na Internet, você ficará surpreso com o que o estabelecimento de metas podem fazer pelo seu negócio. É quase transformador por natureza.

Sua empresa deve se tornar um modelo para outras pessoas que desejam iniciar um negócio incrível. Antes de tudo, para ser insanamente bem-sucedido em sua empresa, você deve ser ferozmente leal aos seus clientes. Assim, seus clientes serão eternamente leais a você.

De acordo com a Bloomberg, 8 em cada 10 negócios falham. De que lado você quer estar? Do fracasso ou do sucesso?

Se sua meta é estar entre os 20% e ter um negócio bem sucedido, então continue lendo. Mesmo que você esteja e dentro dos 20%, sua empresa está passando por dificuldades? Você está feliz com o seu negócio?

Uma das coisas que aprendi no mundo dos negócios, você tem que se perguntar sempre se quer alguma coisa e o que é.

Metas são aquele estado futuro de tudo o que você deseja. É o planejamento de férias, ou os quilos extras que você precisa desesperadamente perder.

Para o seu negócio, é a receita que você deseja gerar ou a liberdade de que precisa para trabalhar um pouco menos. Talvez seja a montanha que você se esforça para escalar ou a maratona que planeja correr.

Pode até ser o relacionamento que você deseja ou o parceiro que ainda não conheceu.

Metas são você. É o que torna o seu negócio tão especial. É o que lhe dá o impulso para se levantar de manhã cedo com toda a vontade de viver a vida!

Você deve entender a diferença entre como pessoas super bem-sucedidas alcançam suas realizações enquanto outras apenas lutam.

É divertido definir metas e você pode alcançá-las.

Exemplo de Meta Smart para os Negócios:

Suponhamos que você precisa aumentar o time de vendas e quer contratar um novo vendedor para a sua empresa. Como fazer isso?

“Contratarei um vendedor dia 5 do próximo mês e vou oferecer um treinamento sobre o meu produto, além de um curso de vendas com uma a empresa de treinamentos ” X” com o objetivo de aumentar minhas vendas em 5% ao mês em 3 meses.

Claro que existem vários fatores externos envolvidos neste caso, mas você sabe exatamente o que pretende fazer, como vai fazer, quando e tem um prazo bem determinado para isso.

Ninguém que se levanta antes do amanhecer  360 dias por ano deixa de enriquecer sua família.

– Provérbio chinês

Dicas para que você atinja os seus objetivos com foco, força e disciplina:

1) Escreva;

2) Planeje passo a passo;

3) Visualize a meta e sinta que já aconteceu;

4) Tente reconhecer todas as falhas em seu objetivo antes de entrar. Identifique-as com antecedência, para que possa evitá-las e / ou planejá-las;

5) Perceba que é apenas um empurrão para chegar aonde você deseja;

6) Mantenha-se determinado e focado … não importa o que aconteça;

7) Não tenha medo;

8) A execução é mais importante do que o planejamento;

9) Avalie;

10) Diário / Lição;

11) Siga em frente;

12) Seja confiante e forte.

#DICA IMPORTANTE: O fracasso pode acontecer dentro do processo.

  • Identifique se a falha foi devido à sua falta de disciplina, foco ou se foi algo que apenas precisava de ajustes.
  • Então, comece novamente.

#LEMBRETE 1:

Tudo o que você diz “sim” significa dizer “não” a várias outras coisas. Esteja ciente disso: seu tempo é o seu recurso mais valioso e deve ser gasto apenas naquilo que o leva para frente.

#LEMBRETE 2:

Não seja ambíguo sobre seus objetivos. Dê-lhes detalhes claros e resultados mensuráveis ​​- ESCREVA-OS– e revisite-os todos os dias, mesmo que seja apenas para lê-los.

#LEMBRETE 3:

Seja ousado! Seus objetivos às vezes devem assustá-lo um pouco. Sua zona de conforto é o melhor lugar para você ficar se quiser ficar exatamente onde está.

Recomendações de Adaptação

Pense qual a melhor forma de se adaptar às Metas Smart e como irá lembrar delas sempre que puder.

  • Por exemplo, se você acha mais fácil ser lembrado por um aplicativo, baixe o aplicativo Habitica que além de gratuito é diverido, pois utiliza gamificação, assim, além de se divertir com a busca por suas metas, você receberá pontos por isso.
  • Se você é daqueles que prefere colocar os lembretes na porta da geladeira, então crie sua lista e as cole em um papel na geladeira. APENAS FAÇA!
  • Escreva uma frase curta para descrever meu “por quê” – por que eu quero atingir esse objetivo?
  • Crie uma lista de todos os recursos e pessoas de que você precisa para alcançar o seu objetivo;
  • Planeje as etapas de ação que precisa executar para atingir a meta, incluindo prazo final e prazos intermediários;
  • Releia a frase “por que” – isso fará com que você se lembre o motivo pelo qual começou esta jornada e o que motiva você a continuar.
  • Reflita, e sempre verifique as suas metas, todos os dias. Isso o ajudará a ver onde esse objetivo específico se encaixa no quebra-cabeça que o levará adiante, sempre.
  • Tome uma pequena ação para alcançar o seu objetivo; mesmo que seja apenas um telefonema. A ação leva ao movimento que leva a um efeito de bola de neve, ajudando-o a atingir cada objetivo.
  • Aja imediatamente. Esse é o melhor hábito que você pode ter, além de ajudá-lo a alcançar os seus objetivos. Assim que você decidir uma meta e concluir o planejamento básico, tome a primeira ação em direção à sua meta. Faça isso para todos os objetivos – grandes e pequenos. No momento em que você realiza a primeira ação, você estará no caminho certo para alcançar essa meta.
  • O fracasso acontece. Precisamos abraçar esse fracasso se quisermos agir. A motivação e o foco quando as grandes falhas acontecem devem permanecer, e elas vão aparecer. Prepare-se e divirta-se com as falhas, mas nunca desista!
  • Seja realista, mas também saia um pouco da sua zona de conforto
  • Anote todas as etapas que você precisará realizar para alcançar o seu objetivo
  • Separe um  tempo para o autodesenvolvimento, em que você programa algum tempo semanal para se concentrar apenas em você! Para atingir os seus objetivos, você precisa estar em constante desenvolvimento.

Lembre-se:

  1. Certifique-se de que os seus objetivos são específicos;
  2. Certifique-se de que os seus objetivos são mensuráveis;
  3. Certifique-se de que os seus objetivos são alcançáveis;
  4. As metas devem ser temporais, então defina o tempo para alcançar.

Acima de tudo, escolha ser feliz

O que descobri é que você pode ser feliz em qualquer lugar e a qualquer hora. A escolha é sua!

Seja qual for a meta que você deseja alcançar, você pode alcançá-la 10 vezes mais rápido se estiver feliz.

Anos atrás, trabalhei com um vendedor em nosso escritório que superava as vendas de todos os outros em quase três vezes. Um dos outros vendedores estava extremamente mal-humorado um dia e se ofendeu quando o bom vendedor disse ao vendedor insatisfeito “Sorria, não é tão ruim”. O vendedor insatisfeito respondeu. “É fácil para você dizer, pois você tem as melhores vendas e está ganhando muito dinheiro.” Então o bom vendedor respondeu: “Então, seu plano é sorrir para o cliente e ficar realmente feliz apenas depois de fazer a venda?” O vendedor instafisfeito deve ter seguido o conselho a sério porque, depois daquele dia, começou a trabalhar feliz e sorridente e, em dois meses, suas vendas dobraram.

A felicidade é algo forte. É energizante! Não é a recompensa no final da jornada, é o combustível que o levará até lá. Aprenda a cultivar a felicidade em você mesmo. Felicidade é uma escolha. “Mas e se eu não me sentir feliz?” Então aja como se estivesse feliz e o sentimento virá.

Pense em sua linguagem corporal quando você está feliz e como ela difere de quando você está triste ou zangado. Ao invés vez de olhar para o chão com os ombros caídos, eleve a sua cabeça e a mantenha erguida, estique o peito e sorria. Em vez de respirações superficiais, respire profundamente. Faça isso com o seu discurso também. Fale um pouco mais paixão como você geralmente faz quando está animado. Eu te desafio a experimentar fazer isso por alguns minutos e você verá que não tem como não se sentir mais feliz.

Conclusão

A felicidade é a verdadeira medida do seu sucesso na vida! Se você cumprir todas as suas metas, mas não estiver feliz, você falhou em alcançar o verdadeiro sucesso.

A escolha é sua, você pode fazer da maneira mais difícil ou da maneira mais fácil. Escolha o caminho mais fácil, escolha ser feliz.

Não se esqueça de ser persistente, pois o processo pode ser demorado, mas é recompensador!

Há algo maravilhoso sobre um objetivo pelo qual você trabalhou duro continuamente.

Desperte profundamente dentro de si esse poder e força para acelerar e desfrutar dessa jornada. A aventura envolve muitos altos e baixos como uma montanha-russa, portanto deve ser divertida para você!

Espero que este artigo seja útil para você e que as metas smart se tornem uma grande e verdadeira mudança para melhor em todos os aspectos de sua vida!

Deixar um Comentário