empreendedorismo

Empreendedorismo é uma daquelas palavras que a gente já se acostumou a ver e ouvir em todos os cantos e se tornou um sonho para pessoas em todo o mundo que, muitas vezes desejam conquistar sucesso financeiro e a liberdade de definir seu próprio horário de trabalho.

Fato é que você também ouvirá histórias de sucesso e de fracasso a todo momento, e por incrível que pareça, a maior parte daqueles que obtiveram sucesso, já fracassaram algumas vezes antes de ter um negócio realmente lucrativo.

Empreendedores de sucesso possuem aspectos e qualidades específicas, além de resilientes, sempre estão em busca de novos desafios e em constante aprimoramento de suas habilidades através de cursos, livros e histórias sobre outros empreendedores.

Empreendedorismo no Brasil

Segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a Taxa de Empreendedorismo no Brasil era de 38% em 2018, totalizando 52 milhões de brasileiros empreendendo.

Dos países do BRICS, o Brasil possui a maior taxa de empreendedores, a China aparece em segundo.

Existem vários tipos de empreendedorismo, algumas vezes empreendedores começam um negócio por necessidade e em outros casos criam seus empreendimentos vislumbrando oportunidades.

O que é empreendedorismo?

A palavra empreendedorismo é de origem francesa “entrepeneur” e tem como significado fazer algo novo.

Segundo o Wikipedia: é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

O termo empreendedorismo foi criado pelo economista Joseph Schumpeter no ano de 1945 é é qualificado como alguma coisa desenvolvida por pessoas que possuem versatilidade e habilidades para criar e organizar recursos financeiros em operações internas e externas, lidando com vendas e processos no âmbito dos negócios.

Significado de Empreendedorismo

O significado de empreendedorismo está amplamente ligado aos objetivos, funções e qualidades de pessoas que geralmente possuem algumas características e habilidades específicas.

Características dos Empreendedores

Um empreendedor nato, não sempre, mas geralmente possui algumas características marcantes que podem fazer a diferença em qualquer negócio que tem como intenção obter o sucesso.

O empreendedor geralmente é:

Corajoso: Para lidar com tantas adversidades e desafios o empreendedor geralmente possui a coragem de um guerreiro que sempre está disposto a correr riscos e traçar novos caminhos pelo sucesso de seu empreendimento. Entenda que, existem aqueles que correm o risco calculado e outros não, isso não quer dizer que um terá mais sucesso que o outro, pois são apenas perfis diferentes.

Otimista: O empreendedor acredita que depois que os seus esforços começarem a surtir efeito, as coisas darão certo no final, além de sempre ver as coisas de uma perspectiva positiva e aprender com qualquer erro que tenha cometido.

Autoconfiante: Outro aspecto importante é que o empreendedor valoriza o seu talento, acredita em si mesmo e é convicto de suas visões e opiniões com uma forte tendência à valorização do trabalho e de suas estratégias.

Persistente e Resiliente: Motivação e entusiasmo são constantes e os obstáculos são apenas detalhes que fazem parte do processo. Superar esses desafios sem desistir ao enfrentar o primeiro problema demonstram que os empreendedores de sucesso possuem perseverança e resiliência, sempre.

Tipos de Empreendedorismo

empreendedorismo de sucesso

Dentro do empreendedorismo, existem várias vertentes que geralmente possuem aspectos diferentes, mas sempre com grande relevância e impacto para diferentes setores da sociedade.

Independentemente do tipo de empreendedorismo, fato é que sempre trará algum benefício para a sociedade como um todo, desde o pagamento de impostos às questões relacionadas à sustentabilidade.

Empreendedorismo Social

O Empreendedorismo Social tem como propósito principal levar impacto social através dos negócios e tem se tornado cada vez mais presente no mundo dos negócios.

Empreendedorismo Social e Negócios Sociais tem como foco a diminuição de vulnerabilidades e desigualdades sociais no mundo. Na verdade, esse tipo de negócio está emergindo como uma força de mercado que desempenha um papel integrador na ponte de modelos de negócios sustentáveis ​​com as necessidades da sociedade, que ainda existem devido às oportunidades decorrentes de lacunas governamentais.

Empreendedorismo Digital

O Empreendedorismo Digital tem como principal característica a criação de um negócio que funcione dentro da internet.

Empreendedores digitais geralmente estão envolvidos com processos de vendas como afiliados, produção de conteúdo online, startups, gerenciamento de negócios online, lojas de produtos, Saas(Software as a Service), ou qualquer processo que envolva vendas dentro da internet.

Empreendedorismo Feminino

Mesmo com as restrições de tempo  impostas pela sociedade historicamente para as mulheres, empresas administradas por mulheres estão crescendo a cada dia em todo o mundo, contribuindo para a renda familiar e o crescimento das economias nacionais.

Várias mulheres tem criado e expandido seus negócios de forma a contribuir significativamente para o empreendedorismo no Brasil, gerando empregos e funcionando com um grande motor no crescimento econômico do país.

Empreendedorismo Sustentável

A sustentabilidade é um ato de equilíbrio e o empreendedorismo sustentável tem como objetivo encontrar o equilíbrio entre as necessidades atuais da sociedade e das gerações futuras entre impactos econômicos, sociais e ambientais coerentes com as necessidades de várias comunidades e populações.

Empreendedorismo Verde

O Empreendedorismo Verde vem como uma alternativa que vai além do sustentável, com o objetivo de encontrar maneiras inteligentes de fechar os ciclos materiais de produção e consumo de coisas, para que possamos desfrutar da abundância inerente do crescimento natural. Não se trata de consumir menos, mas de consumir e produzir de forma diferente.

Empreendedorismo de Sucesso

A primeira coisa que você deve saber se deseja o sucesso de seu empreendimento é que ele, mesmo sendo seu, ainda assim é um emprego. Você não poderá desfrutar dos benefícios de um negócio bem-sucedido a menos que o torne bem-sucedido. E isso dá trabalho – às vezes muito no começo. Mas, isso é extremamente necessário para ter um negócio de sucesso! Certifique-se de colocar a quantidade certa de trabalho para obter o sucesso desejado em seu negócio.

Conclusão

Para ter sucesso como empreendedor, você deve saber exatamente o que significa sucesso para você. Na maioria dos casos, o sucesso não significa a mesma coisa para pessoas com perfis e objetivos diferentes.

Essa perspectiva é importante porque o ajudará a ter expectativas mais realistas sobre o que você quer e quais são as metas necessárias para que o seu negócio atinja o sucesso.

As vantagens de ser proprietário de seu próprio negócio são grandes, mas sempre estão juntas com as responsabilidades envolvidas.

Gaste seu tempo trabalhando e anunciando para tornar seu negócio bem-sucedido. E lembre-se, se você quiser se tornar um empreendedor de sucesso, é necessário trabalho árduo e em dado momento é preciso expandir seus negócios de alguma forma.